quarta-feira, 22 de outubro de 2008

No Trilho Certo

Estão instaladas em Belo Horizonte cerca de 600 empresas de TI e muitas delas são compostas por jovens empresários.Muitos desses recebem incentivo para o desenvolvimento de projetos na área de TI como é o caso de Leonardo Mendes de 26 anos e mais dois colegas.
O incentivo na área vem crescendo cada vez mais no Brasil,fazendo com que a cada dia mais empresas sejam abertas no país.

Veja um pouco sobre a reportagem:

“O trio inventou um programa que simplifica as transações bancárias na internet e pode ainda ser instalado no celular e na TV digital. O software, que entre universitários do mundo todo recebeu um prêmio de inovação concedido pela Universidade do Texas, já é usado por 2.000 pessoas no Brasil. Curiosamente, foi criado por Leonardo como projeto de conclusão do curso de engenharia de automação. "Poderia ter ficado acumulando poeira na biblioteca, caso não tivesse recebido os incentivos certos", ele diz. O jovem empresário se refere à consultoria prestada pela incubadora de uma fundação ligada ao governo estadual, que, por sua vez, dá isenções fiscais às novatas na área de TI.”

Leia mais em: http://veja.abril.com.br/081008/p_158.shtml

De: Flávia Carvalho

O Quartel da TI


Várias empresas de TI vem se instalado no Brasil devido a “incentivos” tanto do governo como o de empresas e instituições privadas. Que é o caso da PUC que doou um terreno onde situava-se um quartel, para instalação de empresas em troca de investimentos destas em pesquisas.
Incentivos como esse faz com que o país desenvolva-se cada vez mais na área de tecnologia,tornando-se assim um país do "futuro."

Veja um pedaço da reportagem:

“O fato de 42 empresas de TI, entre as quais filiais de gigantes como HP e Microsoft, terem se reunido todas num mesmo lugar se deve, basicamente, a uma oferta feita pela PUC, atual proprietária do terreno. A universidade lhes ofereceu, de graça, prédios com boa infra-estrutura e, em troca, exigiu que investissem cerca de 1% do faturamento em pesquisa acadêmica. Resultado: as empresas já financiam 85% da pesquisa na universidade e se beneficiam diretamente dela.”

Leia mais em: http://veja.abril.com.br/081008/p_158.shtml

De: Flávia Carvalho





Na primeira aula de TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO foi pedido uma "pesquisa" sobre em que se consistia técnica e tecnologia. No dia seguinte discutimos esses conceito para que fosse possível o inicio do estuda da TI. De maneira bem sucinta temos:
TÉCNICA: Técnica é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade.
TECNOLOGIA:é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
Assim uma breve introdução sobre TI se faz necesária
A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.
Assim há uma complementação da técnica, que são os procedimentos, ou seja, o conhecimento/informação, interligada a utilização da tecnologia, providos não só de recursos computacionais.
Atualmente, a Tecnologia da Informação participa do dia-a-dia das pessoas e principalmente das organizações, vezes como uma arma eficiente de gestão da informação e de apoio às decisões, gerando um diferencial competitivo no mercado, vezes como uma ferramenta que afeta interesses, valores e rotinas há muito tempo centralizado em pessoas.

Luiza Leite

É preciso ter técnica para utilizar a tecnologia

"A informação valiosa, é aquela que é passada correta, na hora certa, para pessoa certa."

A facilidade com que a informação é passada é extraordinária, e ao mesmo tempo surpreendente. Estamos presenciando o surgimento de novos negócios que até pouco tempo eram inimagináveis, mais recentemente podemos citar os negócios de compra e venda que são realizados eletronicamente via Internet.

Três motivos combinados que tornam o processamento de informações tão importantes em organizações:
• A administração científica;
• A tecnologia da informática.
• A complexidade crescente da sociedade moderna;

"O principal benefício que a tecnologia da informação traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. Os sistemas de informação mais modernos oferecem às empresas oportunidades sem precedentes para a melhoria dos processos internos e dos serviços prestados ao consumidor final." Adriana Beal

Para que uma empresa possa manter-se no mercado, neste mundo tão competitivo, deve obter o maior número de tecnologia, que, logicamente seja de necessidade da organização, pois existem empresas que investem em tecnologias que nem mesmo chegam a utilizar. Manter-se informado sobre este assunto é de mera importância para qualquer empresa que deseja sucesso e estabilidade.

Postado por Adriana Alves

Saiba mais sobre o assunto em
• Tecnologia da Informação e Estratégia Empresarial de Jacques Marcovith
• Manual de Tecnologia da Informação – Adriana Beal
• A Estrada do Futuro – Bill Gates
• Tecno Vision II – Charles B. Wang
• Revista Gestão Empresarial

A realidade do programador brasileiro...



POSTADO POR: Isabelle Antunes 401 tarde Nº 12

Tecnologia da informação abrirá cem mil empregos a partir de 2010

“A produção de programas de computador no país (softwares) deverá gerar cem mil novos empregos a partir de 2010 e ampliar as exportações do setor em mais US$ 3,5 bilhões, enquanto a área de tecnologia da informação deverá alcançar faturamento adicional superior a US$ 1 bilhão.”

Por isso, é importante estar atualizado para o mercado de trabalho, que demandará no futuro profissionais capacitados para lidar com a mais moderna tecnologia do momento. O mercado de informática e celulares está entre os cinco maiores do mundo, segundo a revista Info Exame 2008.

“O setor de tecnologia da informação e de software conta com 7.937 empresas no país, que trabalham no desenvolvimento, produção e distribuição de software, além da prestação de serviços. A Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) visa acelerar o investimento no setor, estimular a inovação, ampliar a inserção internacional do Brasil nessa área aumentando o número de micro e pequenas empresas exportadoras do setor.”

Está aí uma oportunidade para quem gosta da área de tecnologia. A reportagem mostra que este setor é a cada dia promissor.

Leia mais em:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tecnologia-da-informacao-abrira-cem-mil-empregos-a-partir-de-2010&id=010175081017

POSTADO POR: Isabelle Antunes 401 tarde Nº 12