terça-feira, 18 de novembro de 2008




MES (Manufacturing Execution System)




Quanto mais dura é a concorrência, mais curtos os ciclos de vida do produto, mais rigorosas as condições base legais, mais importantes se tornam as soluções contínuas para a integração de processos e informações em todos os níveis da empresa. Horizontalmente, das matérias-primas aos produtos finais, e, verticalmente, do nível do processo ao nível de direcção da empresa.
MES (Sistemas de Execução da Produção, são soluções tecnológicas que tem o objetivo de gerenciar todas as etapas de produção. A importância destes sistemas vem da lacuna que normalmente existe entre o ERP (Entreprise Resource Planning) e os softwares específicos da linha de produção.
O MES pode importar dados do ERP e integrá-los com o dia-a-dia da produção, gerenciando e sincronizando as tarefas produtivas com o fluxo de materiais. Considerando que na cadeia de suprimento o maior valor agregado costuma estar na produção, faz todo sentido investir em sistemas que otimizem o fluxo, controle e qualidade do material. É um sistema orientado para a melhoria de desempenho que complementa e aperfeiçoa os sistemas integrados de gestão ( planejamento e controle) da produção.
Dentrs suas funcionalidades estão:
•Gerência dos lotes de produção
•Gestão detalhada de recursos incluindo seqüenciamento, liberação, monitoramento de equipamentos
•Alocação e coordenação de recursos humanos e ferramental
•Instruções de trabalho
•Rastreabilidade
•Instruções para reposição de material na linha de produção.
•Armazenamento e divulgação dos dados de qualidade.
•Instruções para que a continuidade do fluxo de materiais pela linha
•Redução do desperdício (excesso de produção, tempos de espera, inventário desnecessário, defeitos).
•Redução dos tempos de produção.
•Redução dos custos de mão de obra e treinamento.
.
Informações em:
.
Luiza Leite
Enterprise Resource Planning (ERP)


O ERP basicamente é um sistem integrado com função de suporte as atividades dos processos de negócio das empresas.
Não querendo fazer Propaganda, mas o sistema ERP já pode ser obtido de graça na internet:
''Fácil de usar. Moderno. Desenvolvido com as tecnologias mais avançadas. Agora você pode contar com um sistema de gestão empresarial do jeito que a sua empresa precisa. E o que é melhor: totalmente gratuito. Torne a gestão da sua empresa mais eficiente, melhore a produtividade e aumente os lucros. A WK Sistemas quer ser parceira do seu sucesso. Conte com a gente para crescer.
Agora você pode utilizar gratuitamente um moderno sistema de gestão do jeito que sua empresa precisaO que parecia impossível, agora é realidade. Micros e pequenas empresas passam a contar com uma solução em gestão empresarial compacta e funcional. E o que é melhor: de graça."


Por: Filipe Antonio



E-procurement


E-procurement


"E-procurement O que significa?O E-Procurement é o termo usado para descrever completamente o uso de métodos eletrônicos em cada estágio do processo da compra, identificada, desde a solicitação até o pagamento, e contrair informações de potencial a gerência executiva.O sistema é uma aplicação Web, e permite que os compradores gerenciem suas compras e otimizem seu tempo na redução operacional em relação aos sistemas de cotações convencionais. Na atualidade, ou para algumas empresas, no passado, os compradores têm, ou tinham, a opção de enviar as cotações, através de Fax, ou e-mail, obrigando-os a digitar todos os preços recebidos em seus orçamentos. Com a evolução para o sistema de cotação eletrônica, as coisas caminharam no sentido obrigatório, onde a carência do mercado fez com que muitas empresas optassem, pela utilização dessa ferramenta.A segurança é um dos principais fatores, que faz com que os empresários busquem essas ferramentas. Outro fator importante é a redução de custos.Qual é a diferença entre a cotação eletrônica e o E-procurement? Há uma diferença mínima, dos pontos de vista: operacional, técnico e administrativo. A cotação eletrônica pode ser de propriedade da empresa, ou contratada de terceiros, no qual é feito um e-Sourcing, para processo contratual. As ferramentas incluem o que oferece, os eRFQs (pedido para Quotations/evaluations). Já o E-procurement é proveniente do desenvolvimento da própria empresa, que agrega outros sistemas informatizados, como: banco de dados, ERP e web solutions. Neste caso, as informações ficam ainda mais dinâmicas e automáticas, porque pode-se, por exemplo, integrar dentro das solicitações de compra, os itens cadastrados no sistema integrado da empresa.Ainda podem ser integradas, contas contábeis e financeiras, relacionadas ao pedido de compra e movimentações de estoques, minimizando o operacional de colaboradores destes setores.
Reportagem esplicando o E-procurement (Leia mais em: Guia de compra)



O E-procurement é fundamentalmente um sistema no qual se define cada etapa dos processos da compra. No Brasil, uma boa utilização do E-procurement pode significar vantagem competitiva no mercado além de um diferencial para a sua empresa.


Por: Filipe Antonio