quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O avanço da tecnologia da informação

“O telefone especial para deficientes visuais não tem visor. O primeiro telefone celular feito especialmente para pessoas cegas ou com alguma dificuldade visual começa a ser vendido na Espanha na próxima semana. O telefone é produzido pela empresa espanhola Owasys, que espera que o aparelho comece a ser comercializado no Reino Unido dentro de três meses. O aparelho está em exposição em uma feira especializada em produtos para cegos no Royal National Institute em Birmingham, no interior da Inglaterra. O celular não tem visor, mas usa um sintetizador de voz para ler tudo o que normalmente apareceria na tela. O aparelho ainda anuncia os botões que estão sendo digitados; e quando recebe ligação, o aparelho também anuncia o nome ou o número de quem está ligando”.

Para saber sobre valores consulte o link: http://www.lerparaver.com/node/7317


Atualmente, a competitividade entre as empresas é um fato a ser trabalhado com muita dedicação e inteligência. No caso da Owasys, optaram por especializar em produtos para um determinado público, os deficientes visuais. É uma boa opção direcionar um público para atender, lançando produtos que, realmente, sejam utéis aos clientes. Como por exemplo, o celular sem visor para facilitar a comunicação dos deficientes visuais.

Postado por Adriana Alves

Leia e Reflita

“Portadores de deficiência visual que forem prestar concurso pela Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF) terão direito de usar o Dos Vox. O programa permite a leitura, em voz alta, das questões de provas através do computador. A recomendação para o uso do recurso partiu do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ), a partir de uma representação feita por um candidato ao concurso de procurador da Fazenda Nacional".

"O candidato deficiente visual afirma ter solicitado, com antecedência, um computador com o programa para fazer o exame. Porém, apenas no dia da prova ele foi informado que resolveria as questões com auxílio de uma pessoa. Na representação, ele alegou que foi prejudicado, já que o auxiliar não tinha formação jurídica. Para ele, isso seria imprescindível para quem teria que ler, por cinco horas, questões tão específicas. De acordo com a recomendação do MPF, o tratamento dado ao candidato fere gravemente o princípio da isonomia. Segundo a decisão, o portador de deficiência visual não teve as mesmas condições para realizar a prova. O MPF aconselhou a ESAF a disponibilizar computadores com o programa Dos Vox aos candidatos com deficiência visual que solicitarem a ferramenta na pré-inscrição dos concursos. Além disso, deve haver pessoas com nível superior responsáveis pela leitura dos exames desses candidatos, caso necessário".

"O exame da Fazenda Nacional aconteceu em 2 de setembro, mas as provas foram anuladas posteriormente por problemas em São Paulo. A queda de uma árvore em um local de prova foi o motivo para que todos os candidatos tivessem que refazer as provas. Uma nova prova será aplicada no dia 28 de outubro. O concurso registrou 32.194 inscrições para 250 vagas de procurador, distribuídas entre as 27 unidades da federação. A maior parte das oportunidades está em Brasília e São Paulo, ambas com 50 vagas. A remuneração oferecida é de R$ 10.497,56”.

Link: http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20071005080716350&query=time

Postado por Adriana Alves

Programa ajuda deficientes visuais a usar computador de mão

“Três programas de computador para deficientes visuais estão sendo lançados nesta semana. Um deles, inédito no país, permite que o deficiente utilize computadores de mão ("palmtops"). Os outros dois lançamentos convertem arquivos de texto em áudio, recurso já disponível em programas similares. A vantagem é que eles geram sons muito mais parecidos com a voz humana”.

Poucas empresas investem nesses tipos de tecnologia para deficientes visuais, apesar de terem que cumprir a lei, contratando deficientes e adaptando devidamente suas empresas para recebê-los.

Na empresa onde trabalho, AeC Contact Center, tem uma equipe de deficientes visuais que trabalham na função de monitores. Monitoram e avaliam os atendentes. A empresa deixa a disposição computadores equipados especialmente para eles.

Na FATEC, onde estudo, conheci a pouco tempo a Izabella, uma funcionária super dedicada, sempre sorridente e hiper inteligente. Ela é deficiente visual, e sempre que me direciono a ela, me reconhece através da voz. Acho espetacular o trabalho que ela realiza. A FATEC e o SENAI equiparam um computador especialmente para ela. O programa que ela utiliza é o JAWS, onde transforma arquivos de texto em áudio. Tenho um grande prazer em conhecer pessoas como ela.


Saiba mais sobre os programas no link: http://www.strattus.com.br/noticias.asp?CodNoticia=20


Postado por Adriana Alves


Bancos e teles discutem uso de celulares em pagamentos


"HELSINQUE (Reuters) - O uso de celulares para pagamentos, um negócio potencialmente lucrativo, está à espera de um acordo entre bancos e operadoras de telefonia móvel sobre seus respectivos papéis no sistema e sobre a divisão das possíveis receitas.
A tecnologia que permite usar celulares para pagamentos acenando com eles diante de sensores instalados em lojas ou sistemas de transporte público já está pronta, e os consumidores apreciam a facilidade de uso em testes conduzidos em todo o mundo."


veja mais em:





O uso de aparelhos celulares, em substituição aos cartões de crédito no pagamento de contas é mais uma prova de como a tecnologia bem aplicada pode oferecer comodidade aos clientes de forma muito rentável.

postado por Vinícius Simões