quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Programa ajuda deficientes visuais a usar computador de mão

“Três programas de computador para deficientes visuais estão sendo lançados nesta semana. Um deles, inédito no país, permite que o deficiente utilize computadores de mão ("palmtops"). Os outros dois lançamentos convertem arquivos de texto em áudio, recurso já disponível em programas similares. A vantagem é que eles geram sons muito mais parecidos com a voz humana”.

Poucas empresas investem nesses tipos de tecnologia para deficientes visuais, apesar de terem que cumprir a lei, contratando deficientes e adaptando devidamente suas empresas para recebê-los.

Na empresa onde trabalho, AeC Contact Center, tem uma equipe de deficientes visuais que trabalham na função de monitores. Monitoram e avaliam os atendentes. A empresa deixa a disposição computadores equipados especialmente para eles.

Na FATEC, onde estudo, conheci a pouco tempo a Izabella, uma funcionária super dedicada, sempre sorridente e hiper inteligente. Ela é deficiente visual, e sempre que me direciono a ela, me reconhece através da voz. Acho espetacular o trabalho que ela realiza. A FATEC e o SENAI equiparam um computador especialmente para ela. O programa que ela utiliza é o JAWS, onde transforma arquivos de texto em áudio. Tenho um grande prazer em conhecer pessoas como ela.


Saiba mais sobre os programas no link: http://www.strattus.com.br/noticias.asp?CodNoticia=20


Postado por Adriana Alves


Nenhum comentário: